terça-feira, 23 de junho de 2009

Decisão do STF sobre o diploma de Jornalismo repercute na internet

Por: Bruna Coimbra
coimbrinha.the@gmail.com
Foto: Raoni Barbosa



Desde a decisão do Supremo Tribunal Federal de extinguir a obrigatoriedade do diploma da prossifissão do Jornalista, tiveram várias campanhas na internet. No Orkut, mensseger, twiter, blogs e nos correios eletrônicos têm circulado mensagens de repúdio à resolução do STF.

Por meio da internet, estudantes e profissionais de Comunicação se mobilaram para uma manifestação ontem pela manhã, na Av. Frei Serafim, em Teresina.



Um dos e-mails que está sendo divulgado é da Jornalista (diplomada) Cristina Ramos, professora de Comunicação pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB, no Mato Grosso do Sul:



Cristina Ramos

"Os estudantes de jornalismo passam quatro anos se recheando (para usar termos culinários, pois está na moda) do conteúdo que os habilitam nas teorias e práticas da profissão. Agora, graças à justiça máxima de nosso país, quando saírem ao mercado de trabalho vão disputar vagas de emprego com quem apenas leva jeito para a “coisa”.

Então, para ajudar estes que querem ser jornalistas sem passar pelos bancos e laboratórios da Universidade, preparei uma lista com quase todo o conteúdo e exercícios que terão que estudar ou dominar se quiserem se igualar aos profissionais diplomados, os egressos das Cursos de Jornalismo.

O conteúdo, com mais de 200 itens que segue abaixo é o que basicamente as universidades de jornalismo oferecem aos seus estudantes, e quem ler este e-mail poderá ver que diferente do que pensa o nosso Ministro Alencar é muito mais do que técnica, vai além do domínio comum e é questão de qualidade sim Senhor Ministro, com a verdade que cerca os seres humanos.

1. -Objeto da comunicação social
2. -Comunicação como um processo
3. -Barreiras na comunicação humana
4. -Comunicação verbal e não verbal
5. -Contribuições para uma teoria da comunicação social
6. -Conceitos de teoria da comunicação
7. -Comunicação e persuasão
8. -Comunicação e poder
9. -Comunicação de massa
10. -As diversas correntes e escolas comunicacionais
11. -Teorias voltadas para a análise das mensagens
12. -Indústria cultural; Transformações históricas
13. -Marshall McLuhan e Comunicação contemporânea.
14. -Natureza do Jornalismo.
15. -Gêneros Jornalísticos.
16. -Imediatismo da notícia.
17. -Teoria do Espelho
18. -Newsmaking
19. -Gatekeeper
20. -Teoria Organizacional
21. -Teoria Gnóstica
22. -Teoria do Agendamento
23. -Teoria Instrumentalista
24. -Teoria Etnográfica
25. -Teoria dos Definidores da Informação
26. -Espiral do Silêncio
27. -Teoria da Nova História
28. -Teoria Construcionista
29. -Teoria Estruturalista
30. -Teoria Espontânea e Tendências do Jornalismo Contemporâneo.
31. -Estilística e retórica
32. -Tipos e Gêneros textuais
33. -As características textuais, segundo a textologia básica e o uso do espaço/tempo textual e a semântica da língua.
34. -O processo da comunicação humana
35. -A comunicação como fator de desenvolvimento
36. -Comunicação e poder
37. -O sistema e o controle de informação
38. -As mídias ontem e hoje e suas linguagens
39. -A comunicação online: o computador como novo protagonista da comunicação.
40. -A empresa jornalística hoje.
41. -Administração e as novas tecnologias da informação
42. -O profissional de jornalismo e as empresas jornalísticas - relação e adaptação.
43. - Análise e crítica de produtos telejornalísticos
44. -Narrativa, realidade e manipulação em telejornalismo.
45. -Os princípios do jornalismo investigativo
46. -Conceitos e origens da investigação no jornalismo
47. -Técnicas e linguagens do jornalismo de investigação
48. -A importância das fontes
49. -Arquivos e documentação
50. -Jornalismo ativo ou proativo.
51. -A aproximação dos continentes através do jornalismo.
52. -A indústria da informação
53. -As agências de notícia
54. -A imprensa norte-americana (referência no Brasil)
55. -Padrões jornalísticos das últimas décadas
56. -Comparações do jornalismo eletrônico e impresso.
57. -Estética e linguagem e a constituição do humano
58. -Discurso, ideologia e cultura de massa: o berço latino-americano e a globalização.
59. -O poder da palavra e do texto não-verbal no produto jornalístico.
60. -Crítica ao jornalismo e a necessidade e viabilização de alternativas de comunicação
61. -Expressão de minorias e movimentos populares
62. -Novos paradigmas em jornalismo e as alternativas comunicacionais proporcionadas pelas tecnologias digitais
63. -Novos mercados para o jornalista alternativo.
64. -Conceitos Básicos de legislação em jornalismo
65. -Direito da Comunicação
66. -Os crimes de imprensa
67. -O profissional e a responsabilidade social do jornalista.
68. -Os avanços e impactos das novas tecnologias no cotidiano.
69. -A interface entre jornalismo e tecnologia
70. -Características do jornalismo on-line.
71. -Presença do jornalismo na web. Transformações na profissão de jornalista.
72. -A Ética e a Deontologia
73. -Direitos e Deveres dos Jornalistas
74. -Os crimes de imprensa
75. -O profissional e a responsabilidade social do jornalista.
76. -Instrumentalização para utilização dos softwares utilizados nos processos de composição e diagramação eletrônica (Page Maker, CorelDraw e Photoshop).
77. -Conceitos de Opinião Pública
78. -Cultura de Massa: da opinião pública à materialização dos anseios populares
79. -O controle da Opinião Pública.
80. -A humanização do texto jornalístico
81. -Construção de Perfis
82. -Conceito, prática e construção da Entrevista
83. -Teoria e técnica em reportagem
84. -Globalização e diversidade.
85. -Causas da globalização
86. -Comunicação e globalização
87. -Globalização das redes de comunicação e informação
88. -Globalização, cultura e subjetividade.
89. -Moderno e o pós-moderno na sociedade globalização. Os desafios do século XXI.
90. -A produção de conteúdos na sociedade da informação. Global e o local (Glocal).
91. -Teoria Geral do Estado e Ciência Política.
92. -Nação e Estado. Soberania.
93. -O Estado e seu problema finalístico
94. -Nascimento e extinção dos Estados
95. -Origem dos Estados
96. -Justificação do Estado\
97. -Formas de Estado
98. -Estados unitários e federais
99. -Formas de Governo
100. -O Poder Constituinte
101. - Constituição Preâmbulo
102. -Divisão do Poder
103. -O Poder Legislativo
104. -O Poder Executivo
105. -Os Direitos Fundamentais do homem.
106. -Sociedade e Poder - Cultura, Comunicação e Organização Social - A versão pós-moderna do capitalismo
107. -Capacitação para o desenvolvimento de layout e diagramação de página impressa e manipulação de imagens digitais em softwares específicos, a partir dos softwares adobe Pagemaker e Photoshop.
108. -Conceito de Jornalismo Cultural
109. -Conceito de Cultura
110. -Jornalismo e Literatura
111. -Jornalismo e Cinema.
112. -Jornalismo e Arte.
113. -Jornalismo e Música.
114. -Jornalismo e Teatro.
115. -Texto no jornalismo Cultural
116. -Rumos do Jornalismo Cultural.
117. -Conceito de Jornalismo Político
118. - Conceito de Política
119. -Jornalismo e Política.
120. -Editoria de Política
121. -Jornalismo e Interesse público
122. -Poder, Mídia e Política
123. -Relação entre a mídia e a política
124. -A relação entre políticos e jornalistas
125. -A cobertura Política: ontem e hoje
126. -Jornalismo político contemporâneo.
127. -Escola Clássica na economia
128. -Liberalismo
129. -Escola Neoclássica
130. -Neoliberalismo
131. -Países em concordata
132. -O processo de subdesenvolvimento Brasileiro.
133. -Fundamentos da Psicologia
134. -Campos de conhecimento psicológico e suas implicações na comunicação
135. -Gestão estratégica de pessoas.
136. -Comunicação e extensão rural
137. -Comunicação rural no Brasil
138. -Comunicação e transferência de tecnologia
139. -O jornalismo agrícola.
140. -As novas tendências do agronegócio.
141. -Estudo da cores
142. -Tipos de impressão.
143. -Modelos de Comunicação
144. -Fluxos de informação
145. -Comunicação e Internet
146. -Comunicação na Web
147. -Usuários na web 2.0
148. -Definição de assessoria de comunicação
149. -Pontos importantes da comunicação e o relacionamento com a imprensa
150. -Notícias para a imprensa Produtos da Assessoria de Imprensa
151. -Como administrar uma crise.
152. -As possibilidades do rádio como veículo de comunicação
153. -A estrutura técnica e profissional de uma emissora de rádio
154. -Os gêneros radiofônicos.
155. -A aproximação dos continentes através do jornalismo
156. -A indústria da informação.
157. -As agências de notícia.
158. -A imprensa norte-americana (referência no Brasil)
159. -Padrões jornalísticos das últimas décadas
160. -Comparações do jornalismo eletrônico e impresso.
161. -Análise e estudo da notícia na TV
162. -Importância das linguagens e codificações do fato jornalístico
163. -Aspectos técnicos e estruturais das reportagens televisivas
164. -A montagem do produto noticioso dentro do universo televisivo
165. -Essencialidade do trabalho em grupo e a preparação, execução e avaliação de um programa noticioso especial.
166. -Construção de Perfis.
167. -O texto jornalístico em revista
168. -Características e particularidades do veículo impresso revista
169. -Livro-reportagem como forma de ampliar a notícia diária.
170. -Realidade social econômica e política brasileira
171. -Instrumentalização para a produção de materiais gráficos para o jornalismo (composição e diagramação eletrônica) (Page Maker, CorelDraw).
172. - Linguagem da reprodução pelos meios gráficos e também recursos de editoração eletrônica.
173. -História do fotojornalismo
174. -Foto X Texto
175. -Pauta e execução de reportagens fotográficas.
176. - Fotografia digital.
177. -Tratamento de imagens
178. -Fotoilustração
179. -Introdução a semiótica da imagem fotográfica.
180. -Funcionamento do processo fotográfico
181. -Linguagem da fotografia enquanto instrumento de comunicação
182. -Operação da câmara fotográfica e uso de acessórios
183. -Da comunicação analógica à digital
184. -Eliminação do espaço-tempo
185. -Comunicação e Internet
186. -Comunicação na Web e o Ciberespaço
187. -Ferramentas da web
188. -Técnicas vocais com ênfase em atuação em Rádio e TV. Dicção. Articulação. Pronúncia. Entonação e gestos.
189. -Desenvolvimento de layout e diagramação de página impressa
190. -Manipulação de imagens digitais. Adobe Pagemaker. Photoshop.
191. -História do jornalismo esportivo. O mundo dos esportes. Profissionais do Esporte. Legislação. O desafio da ética.
192. -Análise e crítica de produtos telejornalísticos
193. -Narrativa, realidade e manipulação em telejornalismo
194. -Tópicos avançados de entrevista, apresentação e edição de programas telejornalísticos
195. -Desenvolvimento de tópicos básicos de telejornalismo (produção, reportagem e edição) somados àqueles da finalização de um telejornal
196. -Elaboração de produtos telejornalísticos especializados e alternativos.
197. -Jornalismo de Proximidade e a Identidade com o Leitor
198. -A Comunicação Regional no Contexto Global
199. -A Importância e as Particularidades do Jornalismo Regional
200. -Imprensa Regional e a Relação com o Poder
201. -Perspectivas do Mercado de Trabalho Local.
202. -Os avanços e impactos das novas tecnologias no cotidiano
203. -A interface entre jornalismo e tecnologia
204. -As características do jornalismo on-line
205. -A prática de redação textual no jornalismo online.
206. -Conceito de documentário
207. -História do documentário
208. -Ficção e realidade. Cinema e vídeo
209. -Novas tecnologias e a produção do vídeo-documentário
210. -Captação de recursos para produção de vídeo-documentários
211. - Processo de produção e concepção do vídeo-documentário.
212. -A pauta
213. -A Apuração da Notícia
214. -A entrevista
215. -Interpretação de dados apurados
216. -História do jornalismo televisado
217. -Realidade do telejornalismo mundial, nacional e regional
218. -Gêneros da TV e o Telejornalismo
219. -Elementos da linguagem e estética em audiovisual
220. -Elementos do telejornalismo
221. -O texto em televisão
222. -Produção e Edição de Telejornais.
223. -Forma e conteúdo: uma reflexão sobre a objetividade e a subjetividade
224. -O livro como instrumento espiritual
225. -Funções da literatura; Funções da leitura; A importância dos clássicos na formação do jornalista;
226. -O ler e o escrever na formação do jornalista
227. - Leveza no texto literário e jornalístico
228. -Rapidez no texto literário e jornalístico
229. -Exatidão no texto literário e jornalístico
230. -Visibilidade no texto literário e jornalístico
231. -Multiplicidade no texto literário e jornalístico e Jornalismo e Literatura: encontros e desencontros.
232. -Importância da identidade visual em um veículo impresso através da tipologia e a cor como elementos do design
233. -Produção de layout utilizando os recursos de softwares específicos para a diagramação impressa.
234. - Escrita jornalística criativa
235. - O trabalho do editor em publicações impressas no Brasil e no mundo
236. -Critérios e práticas editoriais em mídia impressa
237. -O poder de decisão do editor
238. -O referencial ético no processo de edição.
239. -A importância das editorias
240. -A articulação entre editor e repórter. Prática de Edição: pauta, redação, revisão.
241. -Estudo dos principais elementos gráficos do texto
242. -As técnicas de edição (títulos, olhos, intertítulos e legendas)
243. -O fechamento da capa
244. Etc , etc, etc... "

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