quarta-feira, 17 de junho de 2009

LIVROS DISTRIBUÍDOS EM ONG E NÃO NAS LIVRARIAS


Por:Thays Teixeira
thayshsteixeirajornalista@gmail.com
Foto e vídeo: Thays Teixeira


Jovens escritores falam do prazer de escrever e das dificuldades em terem os livros publicados ou vendidos nas livrarias

A experiência de escrever é fascinante. E partindo disto, do desejo de escrever, junto a incentivos sérios e responsáveis, crianças e adolescentes de Teresina tiveram a experiência de escrever, se inspirar e de publicar um livro.
O livro é resultado do projeto Guardião Mirim realizado pela ONG Grupo de Amigos da Vida (GAV) que esta localizada na Vila Bandeirante, zona leste de Teresina. É uma coletânea de textos escritos por jovens piauienses que ainda faziam o ensino fundamental.
“Foi uma experiência nova na minha vida. Eu não sabia o que ia acontecer, parecia que tudo era uma brincadeira. Aí, depois de um ano vi a publicação do livro, e isso foi espantoso” é o que fala Liliane Pimentel uma das autoras. A felicidade e o espanto em ser escritora são bem claros quando uma das autoras, Tarcia Talita, diz “ é uma surpresa, como as estórias simples viram um livro? Eu tenho até uma amiga que vive dizendo para os outros que me conhece e que eu já escrevi um livro”
Mesmo tendo mais de um ano de publicação o livro piauiense não está nas livrarias da capital e isso dificulta o processo de distribuição e de reconhecimento da sua produção intelectual. “Ver o nosso livro numa livraria seria a prova do reconhecimento do que a gente fez, e isso ajudaria muito o GAV, alem do mais seria prazeroso” diz Rafaela Silva sobre o fato de seu livro ser distribuído no GAV e não nas livrarias.
O livro Projeto Guardião Mirim é a primeira obra literária de 10 jovens piauienses, foi publicado no final de 2007 e teve uma noite de autógrafos para que o contato com as famílias e a comunidade pudesse acontecer. Apesar de todas as dificuldades e dos poucos incentivos financeiros os jovens escritores já estão pensando na segunda edição da obra.

0 comentários: