sábado, 20 de junho de 2009

PRÁTICA TEÓRICA: NÃO MAIS!

O dia 19 de junho de 2009 será uma data jamais esquecida para os estudantes do curso de Comunicação Social da Uespi. O motivo para a data emblemática foi a informal inauguração do laboratório de telejornalismo do curso.
Sob olhares curiosos e atentos dos “alunos-focas-cozinheiros” do 6° bloco, o técnico do laboratório, Davi, fornecia as primeiras instruções para o uso das câmeras, cabos, microfones e iluminação.
Após as dicas iniciais do técnico, o aluno Cristian Sousa (que já possui certo domínio, em relação aos outros, sobre a árdua profissão de repórter televisivo), foi o escolhido pela turma para a primeira gravação. Enquanto isso, alguns aprendizes ajudam o técnico para o grande momento, outros registram tudo através de fotos e vídeos com suas indispensáveis câmeras digitais. Já o Raoni ficou encarregado de segurar o - segunda as meninas - “pau da luz” (instrumento responsável pela iluminação de ambientes).
Na sua passagem, Cristian preferiu um texto curto e improvisado, o que lhe rendeu quatro tentativas de acerto. Em sua curta fala, tratou da então inauguração do laboratório e fez ligação à polêmica decisão do Supremo Tribunal Federal - STF sobre a inexigibilidade do diploma acadêmico para o exercício do jornalismo no Brasil.
A professora, Fábia Vieira, assistia a tudo passivamente e cabisbaixa (veja a foto). Vale ressaltar que o laboratório ainda não foi formalmente inaugurado, o que explica a não conclusão do estúdio de TV, importante para a efetivação das práticas telejornalísticas.






Fábio Chaves
fbchaves03@yahoo.com.br

0 comentários: